
OLÁ
Eu sou a Janine
(mas pode me
chamar de Jan)
Eu conto histórias e crio conexões por meio da fotografia. Sabe quando você olha para uma foto e sorri, suspira, sente saudades ou fica com os olhos marejados?
Tem também aquela mágica que acontece ao ver uma foto de um momento ordinário se transformar num registro extraordinário… Mas você só enxergou isso quando viu o “momento congelado”. Mais do que uma imagem bonita, pensa na fotografia com um legado, a possibilidade de viajar no tempo reviver histórias e contá-la por gerações.
Às vezes, estamos tão acostumadas com nossa imagem no espelho que, quando vemos uma foto de um ângulo diferente, nossos olhos brilham ao reconhecer a beleza que estava ali, só esperando para ser revelada. A fotografia tem esse poder de transformação. É essa verdade que torna a fotografia tão especial para mim. É assim que me conecto com as pessoas.

MINHA JORNADA
SOMOS FEITAS DE recomeços, ciclos, múltiplos papéis e habilidades.
Eu nunca sonhei em ser fotógrafa…
Sou Publicitária por formação e por 12 anos trabalhei em grandes empresas, com treinamento, franchising, marketing e RH. A fotografia sempre foi meu hobby favorito. Um pequeno sonho que eu guardava em uma gaveta, e que talvez virasse profissão “um dia”, depois que eu seguisse o “script”. Aquela história de se formar, ter um bom emprego e seguir nas caixinhas que a gente se coloca, etc.
Ficou tudo pesado demais, cinza, sem graça e sem sal. Definitivamente eu estava no lugar errado, fazendo a coisa errada… Não é fácil mudar, recomeçar do “zero”. Chorei, desanimei, inventei desculpas, mas no fundo, a vontade de acertar era maior.

A vida acontece no movimento, e muitas vezes, diferente dos nosso planos.
VAI com medo MESMO!
( Eu nunca sonhei em ser fotógrafa, pois levei um tempo para acreditar que a gente pode começar de novo. Quando e quantas vezes quisermos. )

Sou casada com o Gustavo. Minha luz quando sou sombra. É ele quem me faz colocar os pés no chão quando estou no meu mundo “impossível” e ao mesmo tempo, questiona minhas verdades quando preciso voar. Meu companheiro de jornada. Dessa e outras vidas!
Essa gatinha com cara de brava aí é a Augustine, nossa mascotinha ; )


Hoje meu trabalho tem mais
SIGNIFICADO
& LEVEZA
-pose +verdade
Aprendi que sempre é tempo de mudar. De colocarmos em prática os nossos sonhos. A gente não precisa seguir o “script”… ou esperar o “momento certo”. Podemos nos reinventarmos quantas vezes forem necessárias, pois a vida é só essa e “o dia certo” é hoje! Sou grata a todos os passos que me trouxeram até aqui, mas hoje os scarpins que eu usava não me servem mais, a vida é mais leve, o sorriso é mais fácil e as histórias mais verdadeiras!
Eu amo conhecer pessoas, ouvir suas histórias e diferentes formas de se viver a vida. A fotografia é só o meio de conexão para essa troca. É o meu sentimento, minha forma de expressão enquanto vivo e registro a vida acontecendo. Eu me emociono, crio memórias, conto histórias e ainda “revelo” aquela luz bonita que todo mundo tem dentro de si. Não é sobre o que se vê, mas como se vê.
( Alguns dizem que é arte! )
AUTÊNTICO
NOSTÁLGICO
VERDADEIRO


Manifesto
Eu Acredito
que as melhores coisas da vida despenteiam
E que a fotografia é muito mais do que uma imagem bonita. Tá tudo bem se aparecer uma “ruguinha”… Ou se a fotografia não for assim “perfeita, se de alguma forma ela tiver verdade e conseguir te tocar.
São como gatilhos de memórias para aquelas pequenas grandes coisas que fazem parte do seu universo.
O que te traz alegria e faz o seu coração pulsar.

(as formações são importantes, mas não são tudo…)
Nossa identidade é construída pelas histórias e experiências que vivemos.
Eu sou a soma da minha família, dos meus amigos, das pessoas que cruzei pelo caminho, das belezas que contemplei e dos momentos que vivi. Tenho um olho para a beleza, design e cor. Um gosto especial por decoração, música, maquiagens e cosméticos. Pipoca, viagens, pôr-do-sol, comida indiana bem “spicy”, uma maratona de Netflix e um bom vinho são convites que nunca recuso.
A fotografia me ensinou a conhecer o outro, mas também a revelar muito de mim. Um toque de extroversão em cores, contrastes, e emoções espontâneas. Talvez isso equilibre minha introspecção, que se mistura com um pouco de nostalgia e uma luz suave, revelando mais de quem sou. Tenho uma paixão pela luz, mas sou fascinada pelas sombras.
E você, qual é a sua história?
my vibe pinterest

“A beleza da vida não está nas coisas que possuímos. Está nos sentimentos e momentos. Nos sorrisos e risos. Está nas pessoas, nos lugares, nas fotografias e memórias.“

my low profile
@janinearaujo_fotografia